terça-feira, 18 de setembro de 2012

Traição: Constrangimento e Verdade


"Ouvi a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus" (Oséias 4.1).


            Que situação era a de Oseias! Um profeta de Deus que escolheu uma mulher adúltera, dada as paixões e a luxúria para casar-se, para conviver e criar seus filhos. Que lição de vida Deus queria dar a seu povo? Por que Oséias perdoou uma mulher que o traiu? Porque  ela procurava sexo e outras paixões carnais? Qual a relação da falta de verdade em Israel com esse fato? Por que Deus disse que esses pecadores seriam constrangidos? O que estava para acontecer com Israel? E Judá?
             Bem, Oseias foi um profeta que tinha muitos problemas pessoais, pois como Deus, tinha uma esposa prostituída, uma esposa dada ao sexo desenfreado, a luxúria desta é latente nas linhas transcritas no livro do profeta. Do mesmo modo estava Israel, enquanto Oseias tinha escolhido uma mulher que se no início poderia não ser uma cortesã (prostituta), logo depois se tornou uma mulher dada ao prazer carnal, não diferente disto, Israel se dava ao pecado e a imoralidade, a falta de conhecimento e estudo da lei os deixava cada vez mais contaminados por deuses estranhos e por cultos pagãos. Por várias vezes, Deus foi traído por sua "esposa" Israel, as mulheres transcritas como filhas de Israel que se prostituíam, ou seja, praticavam o ato sexual antes de casar, a denominada fornicação e as noras que adulteravam, ou seja, fugiam com outros homens, deixavam filhos e maridos, ou até mesmo o faziam de forma escondida agindo como se nada tivesse acontecido! Mesmo assim eram os maridos, se entregavam também a prostituição comercial, com amantes pagas, algo como um salário, e ainda pior faziam, pois existia também um outro tipo de prostituição, praticavam o ato sexual cultual aos deuses da fertilidade e do prazer, essas atitudes tinham respaldo religioso das instituições pagãs e as meretrizes  deste nível eram consideradas sacerdotizas dos deuses.
Um desses deuses, que fica bastante conhecido, também alguns anos depois, já na Grécia, é Eros (deus da paixão e do sexo, o chamado cupido), também na cultura grega Afrodite, deusa da fertilidade, chamada pelos romanos de Vênus, mas na época do texto em questão a deusa mais conhecida desses cultos de prostituição era "Inana-Ištar" onde em escritos cuneiformes existiam até poesias e músicas dedicadas a ela. Do mesmo jeito que as mulheres se prostituíam, a esposa de Oseias também o fazia, e do mesmo modo que Deus perdoa Israel e tenta resgatá-lo do pecado, Oseias o faz a sua esposa.
           A relação existente entre Oseias e sua família em muitas vezes é uma figura do que acontecia entre Israel e Deus, vemos também que o próprio nome dos filhos de Oseias tem estrita relação com o contexto sócio-cultural e histórico de Israel naquela época, por exemplo, o nome dado a Jezreel, filho primogênito de Oseias, era o mesmo do campo de batalha em que Jeú vingasse do sangue inocente. Lutando com sua rapidez e "loucura" como guia do exército, ele atira uma flecha que transpassa o coração de Jeorão, e continua chacinando vários outros homens, logo depois arranca suas cabeças de forma exageradamente violenta, levando então a  compreensão, que esse nome dado ao filho de Oseias, referiasse ao castigo e retribuição que estavam por vir a Israel. Já sua filha Lo-Ruama, significa não amada, ou aquela que não recebe amor, sendo uma relação direta entre Deus e sua falta de amor pelo Reino do Norte (Israel), não falasse aqui em Amor de Deus em si, mas o amor de misericórdia, ou seja, Deus continuava amando Israel, mas esse amor não evitava que Deus permitisse o pior a esta nação, sua paciência e misericórdia já haviam chegado ao fim. A terceira criança que nasce desse casamento conturbado e cheio de altos e baixos é Lo-Ami, que significa como um brado de Deus, um alerta ao povo, ou seja, "Não meu povo!".
           Mas, algum tempo depois Oseias passa a não usar mais nos nomes de suas filhas o prefixo Lo, que significa o "Não" e agora as chama de Ami "Meu povo" e Ruama "Amada". Mostrando que a nação de Israel se reconciliaria com Ele, mas vemos que essa reconciliação não é só da nação de Israel, mas de todos os novos filhos de Deus, pois em Os (1.10) ele afirma "Contudo os israelitas ainda serão como a areia da praia, que não se pode medir nem contar. No lugar onde se dizia a eles: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo". Glória a Deus, Oseias usado pelo Espírito de Deus profetiza sobre nós todos como a nova reconciliação de Israel, enxertados agora na Oliveira verdadeira que é Cristo, ou como outros interpretam a nova Israel de Deus, pois após a escravidão de Israel ao império Assírio e sua dispersão nunca mais voltaram a nação de Israel e os que voltaram foram poucos, todos os sobreviventes agora eram de Judá, por isso se juntariam os remanescentes judeus, israelitas e os que não eram chamados de povo de Deus para formar a nova Israel de Deus.
          Falemos sobre o perdão de Oseias. Ele perdoa sua esposa por várias vezes, Deus também perdoa o povo por várias vezes, mas a mentira continua em Israel e Deus dá cabo dessa situação, a ira de Deus se concretiza e o povo de Israel é disperso, enquanto isso, Judá é preservada (v.15), pois não foi considerado culpado naquela época, todavia Judá também entraria em prova cem anos mais tarde com o rei Nabucodonosor que, leva o povo judeu cativo e deixa a terra de Canaã em estado deplorável e sem habitação, arrastando cerca de quarenta mil judeus até a Babilônia, acontecendo a chamada diáspora babilônica. Jerusalém só foi restaurada, em parte com permissão de Ciro I, rei persa que liberou alguns judeus que queriam voltar para suas terras, apesar de que muitos outros judeus quiseram ficar lá na babilônia, pois já tinham se acostumado e até esquecido em grande parte, o uso do hebraico e assumido o aramaico, língua babilônica, como língua prática oficial. E todos esses eventos mostram o constrangimento que Israel sofreu como subalternos e subservientes de outras nações, pois Deus permitiu que eles entendessem que o pecado da nação produziu todo o sofrimento, suas traições eram perdoáveis, mas sua misericórdia já não pesava sobre Israel!
          Nos dias de hoje a mentira, a falsidade, o pecado, as falsas doutrinas e falsos mestres tem sujado e maculado a igreja, o povo não sente mais que peca, a pornografia, a prostituição que jamais eram vistas, nem sequer pensadas na igreja, hoje tem se alastrado e destruído muitos ministérios, causado danos irreparáveis nas vidas das pessoas, a inversão de valores já está se tornando algo normal e aceitável por alguns, o adultério, homossexualismo (lesbianismo) têem se alastrado pela igreja, inclusive sendo criados templos para pessoas com esses tipos de comportamentais que, Deus enfatiza na própria Bíblia como pecado abominável aos seus olhos. Ora, em Apocalipse é bem claro que não entrará em seu reino sodomitas, nem enfeminados, pois Deus criou a mulher para o homem que estava só, a procriação natural da humanidade se dá pela copulação entre os gametas masculino e feminino, então naturalmente e biblicamente é um comportamento pecaminoso.
          Outro fato que tem sido encoberto e deve ser combatido é a fornicação, onde jovens influenciados por "programas de governo", ridículos por sinal, incentivam a praticarem um sexo irresponsável, ao invés de ensinarem, façam o sexo com amor, façam um sexo seguro após o casamento, pois vocês terão menos chances de pegar uma Doença sexualmente transmissível, pelo contrário, mostram uma jovem conversando com o pai e mostrando em sua bolsa dezenas de camisinhas, como se isso fosse suficiente, como se a camisinha fosse 100% segura contra DSTs ou gravidez não planejada. E esse incentivo também é executado por propagandas que fazem apelos sexuais, acabam minando o que o jovem tem de mais sagrado e puro, o seu corpo, mostrando que esse corpo pode se unir a muitos outros corpos, hedonismo. Esse é o pensamento do mundo, da mídia, e do governo terreno, mas é totalmente contraditório ao governo celestial, por isso, entendo porque a igreja católica é contra a camisinha, não é porque ela faça um controle de natalidade, mas porque ela é contra ao incentivo a promiscuidade, e nós evangélicos o que estamos fazendo, se contentando com o mundo? É isso que Deus quer? Ponhamos nossas mãos na cabeça e pensemos o que Deus está pensando disso! Estamos como no tempo de Oseias, entrando na onda de Sodoma e Gomorra, caindo nos tempos de Noé, e a vingança de Jezreel está próxima. Cristo virá e arrebatará a sua igreja pura "e tu para onde irás?" O Diabo governará e reinará aqui! "E tu o que farás?" Converte-te enquanto é tempo, seja você já cristão ou não, se deixou o amor misericordioso do Senhor, ainda há tempo!
             Por isso, digo quem está nesses pecados se quiser continuar, cave sua própria cova, mas se quiser mudar Jesus está de braços abertos. E quem está com coração contrito ao Senhor procure buscá-lo cada vez mais, pois nós é que necessitamos de sua misericórdia e não Ele de nossa presença. Como disse João em Ap 22.11 "Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda".

QUE DEUS VOS ABENÇOE!!!

1 comentários:

  1. Eaai blz??voltei,vir visita denovo,como eu gosto de comentar vamos la...Li esse post umas 4,5 vez,o blog é bom demais,precisar nem falar nada,alguns amigos me recomendaram,Dizem que existe Rastreador de celular. Achei este link http://www.rastreador1.com/rastreador_de_celular_rastreador_gps_autotracker.php na net e gostaria de saber se alguém pode me dar referência?

    ResponderExcluir