domingo, 16 de setembro de 2012

Leitura! Pra quê?


“Ler é alimentar a mente. Alimentar a mente é provocar a alma.” (Érick Freire)

Há algum tempo atrás postei esse pequeno pensamento, poucos comentaram e/ou curtiram o link no facebook, também pudera, em um país que sustenta números absurdos no que se refere a leitura, só podemos esperar algo do tipo. Incentivar a leitura é “chique”, mas ler, para muitos, “é entediante e ocupa muito tempo”, o engraçado é que boa parte destes, escolhe estar horas à frente de uma TV assistindo a programas como “DOMINGÃO”, “DOMINGO LEGAL”, Novelas, futebol e todo o besteirol grafados nas mídias televisivas. Outros passam horas no facebook falando potocas, curtindo o ídolo, partilhando fotos de procedência duvidosa, disputando qual o melhor time, borrifando frases de efeito, algumas ideias “bonitas”, mas sem conteúdo algum.

No município em que trabalho como professor, fiquei abespinhado com alguns colegas de profissão que organizaram um projeto de leitura, na empolgação da organização do trabalho, perguntei: “Vocês dão exemplo aos alunos?”, olharam para mim sem entender, e continuei “Vocês gostam de ler? Quantos livros leram no ano passado? E neste ano?”, uma respondeu que tinha lido 4, as outras disseram que não liam, só gostavam de ler historinha pra criança, aí fui mais incisivo “Como vocês organizam um projeto de leitura e dizem que ler é prazeroso se vocês mesmos acham entediante ler?”.
Essa é a mesma hipocrisia brasileira da falsa propaganda, muitos daqueles atores que fazem propagandas de leitura, só pegam em um livro na hora da propaganda! Outros, só leem seus scripts porque é necessário, mas no geral se enquadram no quadro de não leitores e/ou maus leitores.
A última pesquisa organizada pelo Instituto Prolivro, mostra que o brasileiro lê em média 4,0 livros por ano, mas destes só 1,85 tem a leitura concluída. É vergonhoso, pois se formos comparar com outros países, por exemplo, na Argentina se leem em média 7,8 livros por ano, na França 11 livros, nos países nórdicos 15 livros.
Los hermanos argentinos ganham de goleada (7,8 x 1,85), se fosse no futebol, todo mundo já estaria xingando o Mano Menezes, mas como é na leitura, ninguém acha ruim. Claro, somos o país do futebol, do carnaval e da novela e “Isso é cultura!”, Na realidade somos um povo desaculturado, pois na mesma pesquisa 85% da população prefere, como primeira opção, para ocupar seu tempo livre, assistir TV, e só 28% a leitura está entre essas ocupações. Para se ter uma ideia, mesmo a internet não sendo tão barata e estando longe de boa parte da população, a porcentagem é quase igual, 24%.
Por incrível que possa parecer, mas a região que mais lê no Brasil, em média por habitante, é a região Nordeste, com 4,3 livros/habitante/ano, a pior colocada é a região Norte, com 2,7. Mas, este número é de leitura geral, cerca de metade destes livros tiveram a leitura iniciada, mas não terminada.
Portanto, ler não é só número e dados, mas ler deve ser prazeroso em nossa vida. O cristão deve ser destaque nesse quesito, pois a Bíblia nos ensina a isso, Paulo recomenda a Timóteo “Até a minha chegada, dedique-se à leitura” (1 Timóteo 4:13). Temos também o exemplo de leitura exaustiva da Bíblia em Neemias 8.3 “Ele a leu em voz alta desde o raiar da manhã até o meio-dia, de frente para a praça, em frente da porta das Águas, na presença dos homens, mulheres e de outros que podiam entender. E todo o povo ouvia com atenção a leitura do Livro da Lei”.
Após estas palavras, pergunto a você: - Quantos livros você leu durante este ano? Você tem buscado o conhecimento? Procurado o saber? Tem alimentado sua mente para provocar sua alma?



Conheçam a pesquisa completa sobre a leitura no Brasil, no Prolivro.

6 comentários:

  1. Dessa vez tambem concordo Érick (Risos). Esse quadro é uma realidade triste em nossa sociedade e infelizmente na igreja. Quantos erros e quantas heresias poderiam ser evitadas em nosso meio se nos dedicassemos mais a leitura , não apenas da biblia , mas de bons livros. Atualmente estou lendo Conhecendo as Doutrinas da Biblia de Myer Pearlman, gosto muito de teologia sistemática. Imagine quantas heresias e baboseiras que são ditas hoje em nossos cultos poderiam ser evitadas se nós , povo de Deus , nos dedicassemos mais a leitura.
    Gostei de abespinhado ( risos) .
    Grande abraço e Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Felipe, este livro, no qual estás lendo, é o livro base para quase todos os de teologia sistemática, ele é de fácil compreensão, bem respaldado biblicamente e ajuda-nos a compreender várias doutrinas da Bíblia.
    Abraço.
    Agora, faço uma pergunta aos "leitores", vocês leram quantos livros este ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Érick , ele é muito prático e realmente a compreesão dele é ótima . Resolvi começar por ele para poder seguir para um mais " pesado". Estou gostando muito dele.

      Excluir
  3. Felipe, acho que começarei a fazer postagens de dicas de leitura na área cristã. Fique no aguardo!!!

    ResponderExcluir
  4. Ótima idéia , se desse para fazer por áreas , exemplo : Historia da Igreja , Teologia Sistemática etc. Quem sabe lançar até um concurso para sortear um livro entre nós que acompanhamos o blog. Espero não está sendo atirado , mas tudo para incentivar a busca pelo conhecimento é válido.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Boa ideia, irei amadurecê-la! Quem sabe o primeiro livro sorteado não seja o que escrevi?!

    ResponderExcluir