quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Pra que ter Líderes?


Então, Jesus disse à multidão e aos seus discípulos: "Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés. Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam. Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los. "Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes bem longas; gostam do lugar de honra nos banquetes e dos assentos mais importantes nas sinagogas, de serem saudados nas praças e de serem chamados ‘rabis’. "Mas vocês não devem ser chamados ‘rabis’; um só é o mestre de vocês, e todos vocês são irmãos. A ninguém na terra chamem ‘pai’, porque vocês só têm um Pai, aquele que está nos céus. Tampouco vocês devem ser chamados ‘chefes’, porquanto vocês têm um só Chefe, o Cristo. O maior entre vocês deverá ser servo”. (Mateus 23:1-11)
Como de costume, gosto de escrever algo que faça as pessoas refletirem, que agite os seus cérebros, abale suas ideias, a ação de saber que alguém está coçando a cabeça enquanto lê o que escrevo é instigante, por isso, não diferente dos demais artigos que minutei, este é para fazer “líderes” e liderados arrazoarem um pouco mais.
O texto destacado do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus, trata de um tema não pouco atual.  Na realidade, farisaísmo está em moda, aparecer e ter glamour é status, e, longe de status, algumas pessoas “adoecem”. Vivemos em uma sociedade que o poder domina a plebe, ter um cargo e está acima de outras pessoas demonstra a autoafirmação do ser através do estar. Alguns gostam de dominar, outros de serem dominados, é a tão antiga relação oprimido VS opressor, mas um não vive sem o outro. O opressor gosta de pessoas subservientes, o oprimido gosta de bajular. Por que tantos políticos possuem tantos papagaios de pirata? Não é só o político, o chefinho também, o pastor, o padre, o bispo, arcebispo, é o tal sacerdócio que persiste, mesmo tendo sido banido por Cristo (Hb 7). Mas antes do escritor aos hebreus afirmar isto, o próprio Senhor disse que ninguém pode ser chamado de mestre, rabi, pai, senhor, chefe, mas todos de irmãos, temos uma mesma origem (o barro), não há diferença genética entre um rico e um pobre, todos estão sujeitos as intempéries da vida desde a vida intrauterina.
O sacerdócio levítico acabou como já é confirmado em Hebreus 7, por isso, nenhum dos que se autointitulam líderes (pastores, bispos, missionários, apóstolos, sacerdotes, padres e etc.) Podem subjulgar alguém, temos a liberdade em Cristo de servi-lo, comedidamente segundo os preceitos da Palavra de Deus, pecado é pecado e sempre será, mas daí alguém vir se postar como nosso legislador! Mandemo-los correr, porque nenhum dentre nós pode ser chamado de líder, chefe ou Senhor, a não ser aquele que tem todo o poder assim na Terra como nos Céus (Mt 28.18).
Pode alguém achar que tem poder sobre a vida de outro? Realmente isso existe muito, mas desse tipo de pessoa que usa o poder e o dinheiro para se sentir dono de alguém vai acertar sua conta e conduta com Deus “O que oprime ao pobre para se engrandecer a si mesmo, ou o que dá ao rico, certamente empobrecerá”. (Pv 22.16).
Na política vemos uma facção de deslustrados oprimindo o povo, mas parece que as pessoas gostam. Continuam votando nos mesmos que oprimem o povo há séculos, para mim, nenhum político dos quais observo são dignos de confiança. Olho para um lado e para o outro e dentre eles mesmos vemos que ninguém se elege sem ter dinheiro. E ainda falam em democracia como a salvadora da pátria. Na realidade, nenhum sistema político funciona para todos, pois favorecem a uns e humilham a outros. Muitos esperam nestes homens cheios de si a solução da má educação, crise econômica, saúde, segurança e etc. Mas, sinto muito em decepcioná-los, todos formam uma corja, são raposas, semelhante aos fariseus que também eram envolvidos com a política.
A liderança humana é carcomida pelo câncer do poder, um poder intransigente, inconsequente, alienador e desfigurador da humanidade. Jesus foi enfático, não precisamos de líderes, precisamos de irmãos que servem uns aos outros. Não precisamos de homens que carregam multidões com sede de milagres, de comer pão e circo. Precisamos de homens que estão dispostos a correr a carreira, no sofrimento e aflições da perseguição ao evangelho, porque simplesmente estão fazendo uma coisa, servindo ao próximo.

7 comentários:

  1. Janilson Carvalho

    Certo dia um Pastor muito conhecido perguntou
    ao grupo de jovens.
    -alguém sabe o meu nome?
    -Alguém respondeu "é fulano".
    -Então o pastor respondeu
    fulano não, é "pastor Fulano".

    o texto está muito bom, bem explicado, e faz uma denuncia ao farisaísmo entre líderes.

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom Janilson, este espaço é para debatermos e denunciarmos estes abusos, para abrir os olhos dos incautos!

    ResponderExcluir
  3. Temos papas e papados gospel como na igreja de Roma, nem existem mais diferenças entre elas, foram corrompidas pelo sistema dominante!

    METANÓIA e reforma já!

    ResponderExcluir
  4. Texto excepcionalíssimo. Vamos viver como irmãos amados em Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Érick blogueiro, rsrsrs ... vai deixar o EBD Brasil de lado?

    ResponderExcluir
  6. Não, jamais Rosival, fiz este blog a pedidos, para poder publicar meus artigos sobre todos os temas relacionados a Palavra e ao dia a dia. Fica na Paz.

    ResponderExcluir